A cidade do Rio de Janeiro oferece diversas atrações para diversos gostos e orçamentos, desde passeios de alto luxo, àqueles que saem de graça e que são extremamente acessíveis através dos meios de transportes disponíveis no local.
Além disso, é possível aumentar as possibilidades de passeios gratuitos, deslocando-se para a cidade vizinha de Niterói, de onde se pode desfrutar das suas praias, de um passeio de barco para chegar à cidade e conhecer o Museu de Arte Contemporânea, projetado por Oscar Niemeyer.
E se desejar conhecer a ilha de Paquetá, é um passeio lindo de catamarã numa ilha aprazível dentro da baia de Guanabara.
Todos são passeios próximos e que não custam nada a mais que a passagem de barco, ou ônibus para atravessar a ponte Rio Niterói e admirar essa construção fantástica. Então, vamos indicar o que fazer de graça no Rio de Janeiro.
Praias urbanas
Não há indicação mais aconselhada quanto a o que fazer de graça no Rio de Janeiro que estar junto à natureza, e principalmente suas praias fabulosas e muito próximas, em sua maioria, fazendo uma caminhada agradável pela orla da zona sul carioca.
Desde o centro da cidade é possível conhecer a praia do Flamengo, Botafogo, Leme, Copacabana, do Diabo, Arpoador, Ipanema e Leblon.
Depois as praias da zona oeste do Rio, como São Conrado, Joatinga, Barra da Tijuca, Reserva e Recreio, além das de Grumari e Prainha, que são as consideradas mais selvagens, por não terem ocupação urbana em sua orla sendo as preferidas de surfistas.
Urca
Um dos bairros mais exclusivos da cidade é uma excelente dica sobre o que fazer de graça no Rio de Janeiro.
É lá que está localizado o bondinho famoso do morro Pão de Açúcar, o Forte de São João, o Cassino da Urca, as praias da Urca, Vermelha e de Fora.
E uma pista de caminhada encantadora a Cláudio Coutinho que contorna o morro da Urca, sendo possível acessar o morro através dessa pista com um cenário deslumbrante.
Aterro do Flamengo
Uma das boas indicações sobre o que fazer de graça no Rio de Janeiro, o Aterro do Flamengo, que se inicia junto ao aeroporto Santos Dumont e termina na praia de Botafogo.
Em seu trajeto estão instalados o Museu de Arte Moderna – MAM, o Monumento aos mortos da Segunda Guerra Mundial, a Marina da Glória, o Memorial Getúlio Vargas, o Monumento a Estácio de Sá, o Museu Carmen Miranda e um complexo de quadras esportivas e brinquedos.
É uma área com uma vista incrível da baia de Guanabara e com possibilidades de praticar esportes diversos.
Parque Nacional da Tijuca
Ou popularmente conhecido como Floresta da Tijuca é um bom exemplo sobre o que fazer de graça no Rio de Janeiro e desfrutando da oportunidade de frequentar uma incrível floresta urbana, numa área central da cidade, que compreende bairros da zona norte e zona sul.
Lá é possível visitar locais incríveis, como a Cascatinha, a Vista Chinesa, percorrer uma trilha que leva a estrada do Cristo redentor, a Pedra da Gávea e Paineiras.
Centro da cidade
Quando se deseja saber o que fazer de graça no Rio de Janeiro com programações e passeios os mais diversos tipos a indicação é conhecer o centro do Rio de Janeiro.
Muito abundante quanto a monumentos históricos, edificações centenárias, bibliotecas, museus, centros culturais e diversas igrejas e teatros, fazem desse local uma grande oportunidade de conhecer bastante sem pagar nada.
O centro disponibiliza conhecer o Museu Nacional de Belas Artes, o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Real Gabinete Português de Leitura, o Centro Cultural dos Correios, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa França Brasil, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.
A Igreja da Candelária, a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, os Arcos da Lapa, entre outras atrações.
Lagoa Rodrigo de Freitas
Está localizada entre o bairro de Ipanema e o bairro do Jardim Botânico, sendo um passeio maravilhoso e um exemplo bastante importante sobre o que fazer de graça no Rio de Janeiro.
Caminhar pela sua orla e apreciar todo o encanto da paisagem são um presente, e dali é possível ainda visitar bem próximo o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Parque Lage que fazem parte do Parque Nacional da Tijuca, além do Hipódromo da Gávea.
Quinta da Boa Vista
Morada da família imperial, onde funcionava o Museu Nacional, temporariamente fechado por conta de um incêndio, a Quinta da Boa Vista fica na zona Norte do Rio e abriga o zoológico da cidade, além de uma incrível e grandiosa área de lazer com muitos jardins e vegetação e por isso, tão procurada pelos moradores da cidade.
Considerações finais sobre o que fazer de graça no Rio de Janeiro
Muitas opções quanto a o que fazer de graça no Rio de Janeiro e por isso mesmo demandam um tempo maior e que se hospede na cidade para conhecer todas elas ou pelo menos boa parte.
Assim é preciso escolher um hotel com ótima localização e que tenha um custo benefício bom e a indicação nesse caso é o Hotel Golden Park Aeroporto que está bem perto do centro da cidade, que pode ser visitado caminhando e com fácil acesso em transporte público de ônibus ou metrô, as demais opções da cidade.
Aproveite e poste sua opinião sobre o que fazer de graça no Rio de Janeiro.
Comments